Autor do Blog

Olá, sou Luciano Vicenzi, administrador com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas/FGV, Mestre em Administração com ênfase em Estratégia e Análise Organizacional/UFPR. Nascido em Recife/PE, tive minha infância, criação e formação em Curitiba/PR onde vivi por mais de 30 anos. Após 7 anos vivendo e atuando no eixo Rio-São Paulo, resido desde 2005 em Foz do Iguaçu/PR. Atuo no desenvolvimento de pessoas desde 1994 e mais diretamente de lideranças desde 1997. Já ministrei atividades andragógicas em diversas cidades e estados do Brasil. Hoje sou Diretor de Desenvolvimento Estratégico e facilitador da Consvita Treinamento e Desenvolvimento e Professor da FGV-ISAE.

Seja bem-vindo(a) a este espaço dinâmico que pretende abordar e discutir questões relacionadas com o dia a dia dos líderes dentro das organizações, seus desafios, conflitos e inseguranças, bem como apresentar técnicas que permitam aos profissionais com tal responsabilidade buscar o desenvolvimento de competências para o melhor desempenho de suas atividades.

Ser líder não é uma tarefa fácil, ser chefe até pode ser, basta que você abra uma empresa, por exemplo. Liderança é uma decorrência das relações humanas, tal qual a ética e a política. Sendo relacional, requer competências ligadas a inteligência social, ao autoconhecimento e a heteropercepção, mas vai além disso. Pessoas têm interesses diferentes, mesmo buscando objetivos até certo ponto comuns, pois dão significados diferentes a estes objetivos. Saber conciliar e alinhar diferenças para conduzir pessoas e organizações à um futuro melhor requer dos líderes competências ligadas a uma percepção mais ampla dos cenários em que atuam, visando proporcionar o entendimento do que é essencial.

Neste sentido, o escopo das atividades do líder deve ser estratégico, visando promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental da empresa ao longo do tempo. Para ter legitimidade em sua função, o líder também deve ser ético e politicamente inteligente para contribuir de maneira sadia com a qualidade da vida de pessoas e organizações. Este é o seu papel e sua responsabilidade.

Esta é a minha visão sobre a liderança e a linha mestra deste blog. Para contribuir com o cenário corporativo nesse sentido, também criamos, eu e os meus sócios, a Consvita, empresa com foco no desenvolvimento estratégico de lideranças, planejada em São Paulo e fundada em Foz do Iguaçu/PR, devido a localização geográfica favorável para nossa atuação.

Com respeito a todos, mas sem deixar de criticar os equívocos e excessos do mundo corporativo, convido você a enviar seus comentários e participar da construção de idéias e conceitos práticos para uma liderança mais inteligente quanto aos resultados benéficos que um líder pode proporcionar às pessoas, às empresas e à sociedade como um todo. Vamos juntos!

9 respostas para Autor do Blog

  1. Carolina Marcellino disse:

    Olá. Participei do Summit em 2007 e voce mencionou o nome de uma cidade no Japão que atrai 4 vezes mais turistas que Foz do Iguaçu. Voce poderia, por favor, me informar que cidade é essa? Obrigada.

    • Luciano Vicenzi disse:

      Olá Carolina,

      A cidade é Takarazuka e atrai muitos turistas pelo seu teatro que é formado apenas por mulheres – Takarazuka Revue.

      • Regina disse:

        Luciano poderia me ajudar a responder a questão abaixo.
        “A questão dos recursos é tratada de maneira diversa pelas escolas de posicionamento e aprendizagem. Quais as limitações e desafios de cada uma destas abordagens?”

  2. Samantha disse:

    Olá, Luciano!

    Td bom? Não sei se vc se lembra de mim, trabalhamos juntos no IIPC de S. Paulo, qdo vc foi coordenador da unidade, lembra?
    Adorei seu blog, vai me ajudar muuuito mesmo, pois há 3 anos abri minha escola de idiomas, através de uma franquia, e ainda estou aprendendo muito sobre liderança, pensamento estratégico e gestão de pessoas. Bom saber que vou poder contar com sua abordagem lúcida sobre esses temas.
    Abs,
    Samantha Pacheco

    • Luciano Vicenzi disse:

      Olá Samantha, tudo bem e com você? Seja bem vinda ao blog, espero que ele possa realmente ser útil na gestão dos seus negócios. Sucesso!!!

  3. Elsa disse:

    Ola Dr.

    Sou estudante de mestrado em saude publica e um dos livros que devo ler esta citado aqui no seu blog que é: PRAHALAD, C.K.: A riqueza na base da pirâmide – como erradicar a pobreza com o lucro; São Paulo: Bookman, 2005.

    No meu pais não consigo encontrar este livro e gostaria de o ter. Por favor seria pocivel me envia por email este livro no formato electronico???

    Agradeço desde ja a sua ajuda.

    Elsa
    Moçambique
    Africa

    • Luciano Vicenzi disse:

      Olá Elsa,

      Infelizmente não possuo este livro no formato eletrônico. Você pode encontrá-lo em sites de livrarias que realizem a entrega para seu país. Há vários sites no Brasil (saraiva, fnac, cultura, nobel, etc.).

      Desejo sucesso em seu mestrado.

  4. Elsa disse:

    Bom dia Dr.

    Muito obrigada pela sua resposta.

    Sucessos,
    Elsa

  5. Você poderia fazer um comentario sobra a relação entre as 4 hierarquias de planejamento (objetivos, orçamentos, estrategias e programas) e as premissas da escola de planejamento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: