Metade dos grandes executivos sul-americanos ampliará negócios

Jornal do Brasil – 17/04/2009

Apesar de a crise financeira e o cenário futuro no momento ser bastante imprevisível, quase metade (45%) dos principais executivos da América do Sul afirmam que buscarão ampliar a participação nos mercados em que já atuam, informou Henrique Luz, especialista da PricewaterhouseCoopers (PwC), com base em uma pesquisa divulgada ontem durante o segundo e último dia do encontro para a América Latina do Fórum Econômico Mundial, no Rio de Janeiro.

Esse dado demonstra um aumento no otimismo do setor privado, uma vez que apenas 25% apostaram nessa opção no último estudo. Esse percentual é maior do que os 37% executivos ao redor do mundo, informou.

O estudo anual, em sua sexta edição, ouviu 188 executivos, dos quais 50 brasileiros e 50 argentinos, de empresas com faturamento maior do que US$ 100 milhões. Segundo Luz, os argentinos são os mais pessimistas da América do Sul enquanto os brasileiros estão entre os mais otimistas.

No entanto, de acordo com a pesquisa, para 81% dos executivos entrevistados, a recessão nos países desenvolvidos é a maior ameaça para as empresas da região. E, diante disso, 80% dos empresários e executivos afirmaram que o aumento no custo do dinheiro poderá afetar os projetos de expansão; 78% disseram que podem adiar seus planos de investimentos, revelou Luz.

Segundo o executivo, pela primeira vez, os entrevistados destacaram preocupação com o sistema de bonificação de executivos.

– Eles estão preocupados com o modelo atual, pois a premiação por resultados de curto prazo foi uma das causas da crise financeira atual. Por isso, sugerem um novo tipo de bonificação para medidas que tenham efeito de longo prazo – afirmou.

Rosana Hessel

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: