Conflitos interpessoais entre atividades primárias e de suporte

Por Luciano Vicenzi

j0223732É muito comum encontrarmos, em indústrias de diferentes segmentos, conflitos permanentes entre os departamentos ligados diretamente a cadeia primária, ou de produção, e as atividades de suporte. O pessoal da cadeia primária costuma dizer que “eles fazem dinheiro, enquanto os demais gastam”. A turma de suporte, reclama da arrogância da linha de produção e da dificuldade quanto ao fornecimento de informações consideradas essenciais ao seu trabalho. Qual a origem desse conflito improdutivo? Existem alguns aspectos que devem ser ressaltados.

O primeiro é a falta de visão sistêmica. O foco operacional, restrito, faz com que muitos gestores não compreendam a necessidade de entrosamento das diferentes áreas da cadeia de valor da empresa. Pensam em suas tarefas como fim e não como uma parte de um processo que envolve desde o relacionamento com fornecedores numa ponta e clientes na outra, mas também com outros stakeholders como parceiros, governo e sociedade.

Atividades de produção precisam das atividades de suporte para agilizar e qualificar seus processos a fim de gerarem melhores resultados para a empresa. Atividades de suporte existem para agilizar as atividades primárias e, ao mesmo tempo, fornecer informações legais à sociedade sobre as atividades da empresa. Ambas as atividades, de produção e suporte, são essenciais ao sucesso da empresa. Parece óbvio, mas na prática não é. O conflito existe e é permanente. Enquanto os gestores mantiverem o foco apenas nas atividades de seu departamento, alimentando conflitos emocionais, sua capacidade de agregar valor à empresa permanecerá restrita. 

O segundo aspecto é de origem política. A falta o alinhamento na cúpula, entre as diretorias ou divisões, por exemplo, se deve a questões relacionadas a ideologias, status e poder, fragmentando o sistema social da empresa. Voltaremos a esse assunto em breve. Aguarde!

3 respostas para Conflitos interpessoais entre atividades primárias e de suporte

  1. emirella disse:

    quero ver o video!!

  2. Appreciating the hard work you put into your website and in depth information you present.
    It’s awesome to come across a blog every once in a while that isn’t the same outdated
    rehashed material. Fantastic read! I’ve bookmarked your site and I’m adding your RSS
    feeds to my Google account.

  3. Hong disse:

    Pretty great post. I simply stumbled upon your blog and wanted to mention that I have
    truly enjoyed browsing your blog posts. After all I’ll be subscribing for your feed and I’m hoping you write again very soon!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: